REVISTA TÉCNICO-CIENTÍFICA O SABER
INSTRUÇÕES AOS AUTORES
APRESENTAÇÃO2588
A Revista Técnico-Científica O SABER, a partir de 2023, considera apenas submissões online. Depois de preparar seu manuscrito de acordo com as instruções abaixo, visite a plataforma de submissão on-line em: <revistaosabercmb.com.br>
Leia estas instruções cuidadosamente e siga-as rigorosamente. Desta forma você ajudará a garantir que a revisão e publicação do seu trabalho sejam tão eficientes e rápidas quanto possível. A Comissão Editorial e os Revisores reservam-se ao direito de devolver manuscritos que não estejam de acordo com as instruções. Os artigos devem ser escritos de forma clara e concisa em Língua Portuguesa ou Inglesa.
Todos os manuscritos submetidos devem conter pesquisas originais não publicadas anteriormente. O principal critério para aceitação é a qualidade. Os artigos devem evitar o uso excessivo de abreviaturas e devem ser inteligíveis tanto para um público específico quanto para o público amplo. Atenção especial deve ser dada às seções Introdução e Discussão, no sentido das citações de trabalhos recentes e de qualidade. A seção Resumo deve ser apresentada tanto em Língua Portuguesa quanto Inglesa, com atenção para a correta tradução. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista.
Os textos podem ser publicados como revisão ou escrita científica (artigo completo). As edições são anuais e reguladas por Ordem de Serviço do Colégio Militar de Brasília.
TIPOS DE ARTIGOS
Revisões
Trabalhos de revisão podem ser propostos de acordo com os temas abaixo. As revisões devem apresentar ampla discussão sobre o tema proposto, evocando tanto trabalhos clássicos quanto trabalhos atuais. Revisões sobre rotinas escolares e/ou ações didático-administrativas do colégio devem ser subsidiadas por documentos da administração escolar. A mesma atenção deve ser dada para revisões das rotinas de gestão, instrução militar e projetos.
As revisões devem apresentar as seguintes seções: título, nomes dos autores (associados às titulações e filiação), resumo e palavras-chave (em português e inglês), introdução, objetivos, revisão e discussão, conclusões ou considerações finais, agradecimentos (se for o caso), referências, legendas de figuras e tabelas, anexos e apêndices (se for o caso). Atentar para o formato intermediário da submissão do trabalho.
Escritas científicas
Trabalhos de escrita científica podem ser propostos de acordo com os temas abaixo. As escritas científicas devem preferencialmente contar com a participação de alunos (como coautores ou universo amostral). São estimuladas a escrita e divulgação de inovações no ensino, atividades de clubes, grêmios e olimpíadas do conhecimento, iniciação científica, inclusão e educação especial, além de atividades das disciplinas da educação básica.
As escritas científicas devem apresentar as seguintes seções: título, nomes dos autores (associados às titulações e filiação), resumo e palavras-chave (em português e inglês), introdução, objetivos (último parágrafo da introdução), material e métodos, resultados e discussão (separadamente), conclusões, agradecimentos (se for o caso), contribuições dos autores (se o artigo tiver mais de um autor), referências, legendas de figuras e tabelas, anexos e apêndices (se for o caso). Atentar para o formato intermediário da submissão do trabalho.
PREPARANDO O MANUSCRITO
Todas as partes do manuscrito devem estar em espaço duplo e fonte Times New Roman, tamanho 12 ou equivalente, desde que mantida a legibilidade. As linhas devem ser numeradas. As margens devem ser: 2,0 cm à esquerda, 1,0 cm à direita, 1,5 cm acima e abaixo.
No campo “opções de metadados”, constante na plataforma de submissão, devem ser adicionados o tema do artigo, o tipo de estudo (assunto principal detalhado e metodologia resumida) e o público específico de interesse do trabalho. Com essas informações, a Comissão Editorial define os revisores técnicos do trabalho.
Os autores deverão enviar seu manuscrito somente em versão eletrônica. Após o aceite da forma intermediária, não serão realizadas alterações consideráveis no manuscrito. As provas revisadas podem retornar para os autores para melhorias pontuais no texto e/ou correções de erros tipográficos.
Figuras e tabelas
Figuras e legendas das figuras
As legendas das figuras deverão ser enviadas em espaço duplo e em página separada. Esta informação deve ser fornecida no final do manuscrito, após as referências. Todas as figuras devem conter uma legenda descritiva (frase introdutória). As pranchas (se aplicável) deverão ser identificadas na legenda da figura por letras minúsculas (1a, 2a, 2b, 3c, 3d, etc.). Ao apresentar barras de erro, informe se um número que segue o sinal ± é um erro padrão ou um desvio padrão.
Somente serão aceitas figuras de alta qualidade (mínimo de 300 dpi). Todas as ilustrações serão consideradas figuras incluindo desenhos, gráficos, mapas, fotografias, etc. Deverá ser indicada sua colocação provisória no texto com seu respectivo número, por cor realce: FIGURA 1, FIGURA 2, etc. As figuras deverão, em princípio, ser apresentadas no tamanho que deverão aparecer na revista, ou seja, 8 cm (uma coluna) ou 16,2 cm (duas colunas) de largura, com altura máxima de cada figura e respectiva legenda menor ou igual a 22 cm.
Tabelas
Cada tabela deve apresentar um breve título acima. As notas de rodapé da tabela devem ser colocadas abaixo da tabela. As tabelas deverão ser citadas no trabalho em algarismos romanos (Tabela I, Tabela II, Tabelas IV, etc.). Deverá ser indicada sua colocação provisória no texto com seu respectivo número, por cor realce: TABELA I, TABELA II, etc. As tabelas devem ser submetidas em arquivos separados em formato editável, preferencialmente como arquivo *.doc ou *docx.
Referências
As referências devem ser citadas no texto como, por exemplo, ‘Smith 2004’, ‘Smith e Wesson 2005’ ou, para três ou mais autores, ‘Smith et al. 2006’. Dois ou mais artigos do(s) mesmo(s) autor(es) no mesmo ano devem ser distinguidos por letras, por ex. ‘Smith 2004a’, ‘Smith 2004b’, etc. As referências deverão ser listadas de acordo com a ordem alfabética do primeiro autor. Se houver mais de 6 (seis) autores, usar et al. depois do primeiro autor. Seguem, abaixo, modelos de citações e referências:
Na citação indireta
Tipo |
Citação |
Indireta |
De acordo com Amaral (2011), os serviços de informação direcionados para o atendimento e o relacionamento com o público podem ser aperfeiçoados através da pesquisa de marketing. |
Ou
Tipo |
Citação |
Indireta |
O autor toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói (Alves 2011). |
Na citação direta
Tipo |
Citação |
Direta |
A pesquisa de marketing “poderá contribuir no aprimoramento do desempenho da prestação de serviços de informação direcionada para o atendimento e o relacionamento com os diversos públicos” (Amaral 2011, p. 97). |
Nas referências
Tipo |
Referência |
Impressa |
AMARAL S. A. (2011) Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 1, p. 85-98, jan./abr. 2011. |
Impressa |
ALBE-FESSARD D., SANDERSON P. V., CONDES-LARA M., DELAND-SHEER E., GIUFFRIDA R., CESARO P. (1984) Utilisation de la depression envahissante de Leão pour l’étude de relations entre structures centrales. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 56, n. 1, p. 371-383. |
Livros e capítulos |
UYTENBOGAARDT W., BURKE E. A. J. (1971) Tables for microscopic identification of minerals, 2ª ed., Amsterdam: Elsevier, 430 p. |
Livros e capítulos |
WOODY R. W. (1974) Studies of theoretical circular dichroism of polipeptides: contributions of B-turns. In: BLOUTS E. R. et al. (Eds.), Peptides, polypeptides and proteins, New York: J Wiley & Sons, New York, USA, p. 338-350. |
On-line |
AMARAL S. (2011) Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação. Ciência da Informação, v. 40, n. 1, p. 85-98. Disponível em: http:www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652011000100007. Acesso em: 20 jan. 2016. |