Revista Técnico-Científica O SABER

          ISSN: 1983-7658

 

Revista Técnico-Científica O SABER 

ISSN: 1983-7658

 

 2019 capa

O Saber 2019: revista técnico-científica / Colégio Militar de Brasília Ano 12, nº 12 (ago.2019).

Brasília: Colégio Militar de Brasília, 2019 111 p.; 24 cm.

ISSN 1983-7658

1. Colégio Militar de Brasília.

 

O SABER

Colégio Militar de Brasília

Revista Técnico-Científica
Setembro 2019

Cel Inf QEMA MARCO ANDRÉ CARDOSO DE MORAES
Comandante e Diretor de Ensino do CMB

Cel MARIO CESAR LIMA DE FREITAS COSTA
Subdiretor de Ensino do CMB

Conselho Editorial
Prof. Adriano Bittencourt Andrade
Prof. Daniel Alves de Azevedo
Profº. Fátima Moreira Serrado Ribeiro
Cel Ref Adelino Dias Costa Bandeira

Edição e Revisão
TC QCO Luiz Fernando da Silva Batista
Prof. Daniel Alves de Azevedo
SC Eduardo Wolber Nunes de Oliveira

Designer Gráfico
SC Eduardo Wolber Nunes de Oliveira
Profº. Fátima Moreira Serrado Ribeiro

Capa
SC Eduardo Wolber Nunes de Oliveira

Impressão
EGGCF — Gráfica do Exército

 

 

 

 

 

 EDITORIAL

 

      A história do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), rememorada em síntese na quarta capa desta revista, sinaliza para uma instituição secular de escala nacional que conta hodiernamente com 14 colégios dispersos por catorze unidades da Federação brasileira além do alcance via educação a distância (EAD) a outras plagas: recônditas regiões no Brasil e outros países.

      Há muito a se contar sobre o que já foi feito no galgar dos anos que estruturaram a história desse sistema educacional. Também merece menção o que se faz na nossa contemporaneidade e que destaca o SCMB na Educação Básica nacional e mesmo, comparativamente a outras unidades de ensino, internacionalmente.

      Essa é a perspectiva norteadora do Nº 12 da Revista O Saber que agora é publicada. Faz-se, todavia, com um recorte escalar empírico no âmbito do Colégio Militar de Brasília (CMB), maior unidade entre os colégios militares em número de alunos (cerca de 3.000) e com mais quarenta anos de existência (fundado em 1978).

Tomando como pressupostos norteadores as práticas educativas, esta edição apresenta estudos e relatos de professores e agentes de ensino, pesquisadores, sobre práticas acontecidas que envolvam discentes do CMB. Alimenta-se, assim, a ideia da práxis educativa, necessária dialética entre o agir e o pensar.

      A partir dessa concepção orientadora, estruturou-se este número da revista em três grupos interiores absolutamente intrincados no acontecer didático/metodológico das práticas educativas em curso no CMB, descritos a seguir:

Pensares sobre práticas e instrumentos.

      Nessa seção, estão ordenados os seguintes artigos: (1) “A prática inclusiva na formação de tutores no Colégio Militar”, defendido por Denise Chacon; (2) “O desafio da implementação do ensino híbrido mediado por ambiente virtual de aprendizagem no Colégio Militar de Brasília”, escrito em co-autoria por Helen Cristina Minardi Baumgratz e Maria José Cunha Freire Mendes; (3) "Em busca de melhores práticas”, no qual Felipe Menezes Pinto faz uma reflexão sobre os questionários entregues aos alunos após as Avaliações de Ensino; (4) “A utilização de métodos matemáticos especiais para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem de Física no Segundo Ano do Ensino Médio considerando a sistemática das Avaliações Parciais e recuperações trimestrais”, feito por Luciano Almeida Leal.

Programas e práticas com/para o envolvimento dos alunos do CMB.

      Essa segunda seção interior à Revista O Saber, também com quatro artigos mais vinculados à prática educativa e aos resultados concretos obtidos pelos alunos, vem composta com os seguintes textos: (5) "Programa de monitoria do SEAN”, defendido por Mayara Alves Maia; (6) "Impressora Braille de baixo custo desenvolvida por alunos do clube de robótica do Colégio Militar de Brasília”, escrito pelo professor Vilmar Andrade do Nascimento, em co-autoria com o ex-aluno do CMB Bruno Kawano Matuda; (7) "Trilha do cerrado: local de aprendizado prático no ambiente escolar”, também uma co-autoria entre os professores Caroline Demo e Major Leonardo Pereira Fraga e os alunos Marlon Ferreira de Sá, Ramanna Lara Rodrigues Gonçalves e Tayná Aparecida Sousa de Freitas; (8) "A valorização de talentos: a Academia de História e os concursos para os alunos do Colégio Militar de Brasília”, escrito por Luiz Augusto Rocha do Nascimento.

Participação do CMB em clubes e competições do saber.

      Esse último grupo, também com quatro artigos, apresenta um recorte acercada participação de professores/alunos em clubes e olimpíadas do conhecimento, a saber: (9) "O Clube de Inglês do Colégio Militar de Brasília: para além dos processos de aquisição e prática de Língua Estrangeira”, escrito por Alley Cândido Júnior e Daniela Bruno Corbari Corrêa; (10) "História do Clube de Relações Internacionais do Colégio Militar de Brasília e suas contribuições para o desenvolvimento e para as escolhas acadêmicas e profissionais dos alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil”, defendido pelo grupo de professores-orientadores do CRel, Davi Lopes Campos, Eliane Nunes Marins, Fernanda Pomperek Camilo e Francisco José Caldas Nunes; (11) “Participação do Colégio Militar de Brasília na Olimpíada Brasileira de Geografia: histórico e perspectivas”, escrito por Adriano Bittencourt Andrade; (12) Olimpíadas de Matemática no CMB, escrito pelos professores Fernando Cunha Córes, Janaína Alexandre e Íris Mendonça.

      Esse pequeno extrato revela o quanto que há para se mostrar/pensar sobre as experiências intra e intermuros do CMB. O pulsar da vida que movimenta esse fragmento da sociedade que é o universo do Colégio apresenta cotidianamente desafios na busca pela comunicação e formação crítica dos alunos/cidadãos. Esse desafio é também a força motriz e elemento motivador da nossa prática educativa.

      A busca constante pelo “fazer melhor” e (re)pensar as práticas, objeto fulcral deste número, também alimentará a próxima edição desta revista. Com isso, convidamos à leitura, à crítica e ao diálogo dos escritos aqui expostos e também à submissão de novos textos/pensares para os números vindouros.

Comissão Editorial.

© 2024 O Saber Designed By Colégio Militar de Brasília